GERDAU

Como a Gerdau se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte

A Gerdau, de origem gaúcha, precisava superar a condição de ser de um setor com pouca licença social e vista como não compromissada com MG (estado + importante de nossas operações, com fortes investimentos). Era preciso conquistar o coração dos mineiros. Nasce o posicionamento “Brasileira de Nascimento. Mineira de Coração”, com o esporte como conexão emocional e social. Fizemos um plano 360 de comms e transformação de imagem. O Atlético Mineiro, o Cruzeiro e o Minas Tênis Clube, e seus atletas, passam a ser nossos parceiros (ações sociais, patrocínio, multimídia, digital, publicidade e influência). Os principais atletas dos clubes e suas histórias protagonizaram campanhas que alcançaram milhares de pessoas. Resultados: +2mil citações da Gerdau na imprensa em esporte (valoração +R$ 10 MM) e +3,6 MM de pessoas nas redes sociais. Fomos Top of Mind (Aço) no Marcas de Sucesso-MG pela 1ª vez, sendo a + lembrada do setor, mesmo com empresas tradicionais do aço fundadas em MG. O CEO Gustavo Werneck recebeu a maior honraria do Governo MG. Em pesquisa (Jumppi/23), 39% diz que a Gerdau é mineira e 8/10 nos admira. A Gerdau se tornou a indústria de melhor reputação no Brasil (Merco).

2024